Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

A Urca é um muito tradicional do Rio de Janeiro... é de lá que sai o Bondinho do Pão de Açucar, onde fica a Fortaleza de São João,  o Instituto Benjamin Constant, o Museu de Ciências da Terra, onde mora o cantor Roberto Carlos, onde fica a Praia Vermelha e também a famosa mureta da Urca, na frente do Bar Urca (Rua Cândido Gaffrée, 205 - (21) 2295-8744). O bairro é muito seguro, ele possui apenas uma via de acesso, além de ser um reduto militar. 

O bar Urca é um dos pontos mais tradicionais do bairro. O bar  propriamente dito fica no andar de baixo, onde você aprecia os quitutes de boteco  (pastel de carne, camarão e bolinho de bacalhau são meus preferidos) e uma cervejinha bem gelada... tudo isso sentada na mureta mais famosa do Rio, apreciando a paisagem da enseada de Botafogo, da Baía de Guanabara com seus barquinhos e visual encantador, além do Cristo Redentor no fundo...




Pastéis e cerveja na mureta da Urca.

O lugar é pedida certa dos cariocas e especialmente nos finais de semana um lugar na mureta é disputadíssimo... já durante a semana é lugar certo para um happy hour. Mas também, com um esse visual e comidinha delícia, quem não gosta?


Por-do-sol da mureta da Urca.

No andar de cima, é o Restaurante, onde tem looooongas filas de espera durante o final de semana, mas você pode deixar o nome e celular na lista de espera e ficar na mureta aguardando ser chamado, o que torna a espera muito da boa! Ou seja, não chegue lá com pressa!

Os horários mais disputados são nos finais de semana, a partir das 13h até a noite.... Fora isso é ok!
Os donos do restaurante são portugueses e fazem verdadeiras delícias na cozinha que tem pratos que vão além das iguarias lusitanas. 


Meu prato preferido é o camarão na moranga, que no cardápio diz para 2 pessoas, mas serve 4 tranquilamente, ainda mais se tiver rolado as entradinhas na mureta ;). As sobremesas são portuguesas.... mas nem sempre estão disponíveis pois o número é limitado e os quitutes são disputados. E se você ficar até a noite lá... olha o visual a noite que te espera....


Vista da mureta da Urca a noite....

Uma coisa muito legal do cardápio é o QR code, onde ele te direciona pra um site onde tem a tradução deste para várias línguas. Achei bacana, especialmente que da última vez que fui estava com minha amiga suíça. 

Quanto as reservas, podem ser feitas diretamente pelo site com 24h de antecedência e o restaurante liga para confirmar. Nos finais de semana, normalmente, não são aceitas reservas.



Horário de Funcionamento:
Restaurante: seg a sáb - 11h as 23h, dom das 11h as 19h
Bar: seg a sex - 6:30 às 23h, sáb  das 8h às 23h e dom das 8h às 20h.


Beijos,

Rafa Cavalca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!